No primeiro mês do ano, registou-se um aumento significativo no volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos, ascendendo a 2.042 milhões de euros. Este aumento expressivo representa um crescimento de 212% em relação a janeiro de 2023, de acordo com o Barómetro das Obras Públicas, divulgado hoje pela AICCOPN.
Destaca-se a abertura do concurso para a Linha Ferroviária de Alta Velocidade, entre Porto (Campanhã) e Oiã, no montante de 1.661,4 milhões de euros.
O volume total dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados no mês de janeiro e objeto de reporte no Portal Base até ao passado dia 15 de fevereiro, foi de 206 milhões de euros, o que representa uma subida de 15%, em termos de variação homóloga temporalmente comparável.
Os contratos de empreitadas celebrados no âmbito de concursos públicos no primeiro mês de 2024 situaram-se nos 159 milhões de euros, mais 5% que o registado em janeiro de 2023.
No que concerne aos contratos celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias observa-se um acréscimo de 25% em termos homólogos, para um total de 32 milhões de euros no primeiro mês de 2024.