O volume total dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados, e objeto de reporte no Portal Base até ao passado dia 15 de março, fixou-se em 632 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 49%, em termos de variação homóloga.
De acordo com o Barómetro das Obras Públicas, divulgado pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), nos primeiros dois meses deste ano, os contratos de empreitada celebrados e registados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos, totalizaram 550 milhões de euros, valor que traduz um expressivo aumento de 70 %, em termos homólogos.
Até ao final de fevereiro, o volume dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos ascendeu a 1.727 milhões de euros, o que representa uma redução homóloga de 33%.
A AICCOPN salienta que esta variação é explicada, em grande medida, pela inclusão, em janeiro deste ano, do concurso relativo à Linha de Alta Velocidade. Excluindo este procedimento, o montante global dos concursos promovidos até fevereiro de 2025 teria registado um acréscimo homólogo de 87%.
No que concerne aos contratos celebrados através de Ajustes Diretos e Consultas Prévias, verifica-se, neste período, uma diminuição de 22% face ao período homólogo, para 25 milhões de euros.