O Governo anunciou mudanças na liderança do Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). O novo presidente do organismo será Benjamim Pereira, atual presidente da Câmara Municipal de Esposende.
Foi o próprio que anunciou esta tarde na cerimónia de inauguração do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, onde o primeiro-ministro marcou presença.
«Como já será ou é do conhecimento público recebi o convite para presidir ao Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU). Eu sempre quis cumprir o meu mandato até ao final. Aceitei este desafio porque acredito em si [Luís Montenegro], só por isso, acredito no seu projeto e na sua visão para o país e porque, também, confesso, não resisto a um bom desafio», afirmou Benjamim Pereira, em declarações transmitidas pela SIC Notícias.
Durante o evento, Montenegro elogiou as qualidades de Benjamim Pereira e destacou a importância do desafio que este terá pela frente no IHRU. «É um desafio enorme coordenar com o Governo uma das principais políticas públicas, que pode dar qualidade de vida, bem-estar, futuro, sustentabilidade, competitividade e capacidade de reter capital humano em Portugal, que é o setor da habitação», salientou o primeiro-ministro.
Benjamim Pereira vai assim substituir António Gil Leitão, que assumiu a presidência do IHRU em junho de 2023, pela mão de Marina Gonçalves, ministra da Habitação no antigo Governo de António Costa. Benjamim Pereira, que é presidente da Câmara de Esposende desde 2013, deixa assim o cargo antes de completar o seu terceiro mandato.