Miguel Pinto Luz, vice-presidente do PSD, assume pela primeira vez o cargo de ministro, na pasta das Infraestruturas e Habitação. Recorde-se que, anteriormente, desempenhou o papel de secretário de Estado das Infraestruturas no segundo breve Governo liderado por Pedro Passos Coelho.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, conferiu posse ao Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, na cerimónia de tomada de posse do XXIV Governo, que decorreu no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. A pasta da Habitação volta agora a estar agregada à das Infraestruturas, depois de ter sido separada em 2022 pelo anterior Governo.
Segundo uma nota biográfica divulgada pelo Governo presidido pelo social-democrata Luís Montenegro, Miguel Pinto Luz é Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa). Continuou a sua carreira académica e de investigação na mesma escola, completando um mestrado em Redes Informáticas, onde também lecionou em vários cursos de graduação e pós-graduação, sendo que atualmente leciona na Nova School of Business and Economics.
MBA da AESE / IESE Business School (Universidade de Navarra), está atualmente a desenvolver um doutoramento em Liderança na Rotterdam School of Management (Universidade Erasmus).
Patrícia Machado Santos é a nova secretária de Estado da Habitação
Por outro lado, a arquiteta Patrícia Machado Santos é a nova secretária de Estado da Habitação, pasta que fica na tutela do Ministério das Infraestruturas.
Segundo nota biográfica divulgada pelo Governo, Patrícia Machado Santos é licenciada em Arquitetura, área em que tem também um doutoramento na especialidade de Tecnologias de Gestão da Construção. Já trabalhou o tema da habitação nas câmaras municipais de Lisboa e de Oeiras, no distrito de Lisboa.
Na Câmara de Oeiras, a nova secretária de Estado foi diretora do Departamento de Habitação Municipal.