Portugal com a segunda maior subida dos preços das casas na UE no 3º trimestre

Portugal com a segunda maior subida dos preços das casas na UE no 3º trimestre

Em dez anos, os preços das casas mais do que duplicaram em Portugal, com um aumento acumulado de 169%.

Portugal registou a segunda maior subida homóloga dos preços da habitação na União Europeia no terceiro trimestre de 2025, com um aumento de 17,7% face ao mesmo período do ano anterior. Os dados, divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat, colocam o país apenas atrás da Hungria (+21,1%) e à frente da Bulgária (+15,4%), num contexto em que a média da zona euro se fixou nos 5,1% e a da União Europeia nos 5,5%.

Na comparação com o trimestre anterior, Portugal voltou também a destacar-se, com os preços a aumentarem 4,1% face ao segundo trimestre de 2025, uma das variações mais elevadas na União Europeia. No conjunto dos Estados-Membros, os preços aumentaram em 21 países e recuaram em cinco. As maiores quedas registaram-se no Luxemburgo (-3,1%), na Finlândia (-2,2%) e na Eslovénia (-1,1%).

De acordo com o serviço estatístico europeu, a evolução recente confirma uma tendência de forte valorização do mercado residencial ao longo da última década. Numa comparação com 2015, os preços das casas mais do que duplicaram em Portugal, com um crescimento acumulado de 169%, colocando o país no topo da tabela europeia. Apenas a Hungria apresenta um aumento superior, com os preços a mais do que triplicarem (+275%). Seguem-se a Lituânia (+162%) e a Bulgária (+156%).

Mais Vistos

Ver mais >>