Industrialização como via de redução de custos em destaque na SRU Lisboa

Industrialização como via de redução de custos em destaque na SRU Lisboa
Freepik.com

A construção industrializada ou modular apresenta-se como uma solução para criar mais habitação acessível em escala, reduzindo custos sem perder qualidade técnica.

O impacto dos custos de construção no setor e na resposta direta às necessidades de habitação será um dos temas de destaque da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que se realiza de 3 a 5 de março no Beato Innovation District.

Num momento em que os custos de construção mantêm a sua rota de aceleração, tanto ao nível da mão de obra como do preço dos materiais, a industrialização e digitalização do setor da construção surgem como uma solução para a redução de custos. O caminho ainda é longo para que estas opções sejam generalizadas, mas quando a escala o permite, é possível construir em fábrica, fora do estaleiro, e montar em obra de forma rápida, reduzindo vários custos, incluindo a pegada carbónica dos transportes de materiais. A própria tecnologia BIM permite uniformizar standards nos projetos e desenvolvê-los com maior celeridade e transparência.

Esta pode ser uma via para criar mais habitação acessível e para vários segmentos, já que os custos de contexto, incluindo os tempos de licenciamento e o próprio tempo da construção, são alguns dos fatores que fazem com que a nova oferta tarde em chegar a quem precisa, a preços que sejam compatíveis com os rendimentos das famílias.

Na manhã do dia 4 de março, segundo dia do evento, a VI organiza com a APPC, a ECOCIAF, o Grupo PRECERAM, a Ordem dos Engenheiros Técnicos e a SECIL a conferência “Custos de construção e gestão de projeto – Como gerir este desafio?”, dedicada a este tema.

Nesta sessão de debate, os especialistas vão tentar perceber qual a relação entre um bom projeto e a economia dos preços, como contratar uma obra a preços controlados, e que impacto pode, efetivamente, ter a construção em módulos com escala.

Outras sessões do evento serão também dedicadas aos novos materiais e o seu contributo para a transição energética, à digitalização e à forma como a indústria está a mudar a forma como se constroem edifícios mais sustentáveis.

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa é uma iniciativa da Vida Imobiliária, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Unicorn Factory Lisboa – Beato Innovation District. De carácter gratuito, assume-se como o maior evento nacional dedicado aos temas da habitação, construção e sustentabilidade, e promove um ciclo de conferências, debates, workshops e seminários jurídicos, abertos não só a profissionais do setor, mas a toda a cidade.

Em 2025, a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa recebeu cerca de 2.500 participantes em 24 conferências, dinamizadas por 120 oradores e cerca de 60 entidades distintas.